A revogação de procuração pública pode ser requerida a qualquer momento. Isso significa deixar de surtir efeitos, ser anulada, a pedido do outorgante (aquele que passou poderes para outra pessoa por meio da procuração).
Revogar uma procuração é uma possibilidade, uma vez que a procuração é um ato baseado na confiança entre as partes. Ou seja, caso essa confiança chegue ao fim, o documento pode ser imediatamente revogado.
Além disso, é possível solicitar a revogação de uma procuração quando o outorgante não julga mais conveniente ser representado pelo outorgado, seja pela vontade de nomear outro procurador ou pelo desejo de ele mesmo praticar os atos.
Impedimento
É importante destacar que a revogação pode ser impedida apenas se houver um prazo de validade para a procuração, preestabelecido no ato de sua lavratura.
Como solicitar
Para revogar uma procuração, o interessado (outorgante) deve comparecer ao cartório, apresentar RG e CPF originais e solicitar o ato. A procuração pública pode ser revogada em qualquer cartório de notas, independentemente de onde ela tenha sido feita.