Colaboradores do 2º Tabelionato de Notas participam de treinamento de Sensibilização da Qualidade

Notícia 4 de Fevereiro de 2020 Por: O cartório

Nos últimos dias 30 e 31, os colaboradores do 2º Tabelião de Notas de São Paulo passaram por um treinamento de Sensibilização da Qualidade, ministrado por Valério Brisot, diretor da empresa especializada em gestão empresarial, Brisot Consultoria & Treinamento. Os colaboradores foram divididos em duas equipes. Uma delas participou do curso no primeiro dia, às 18h; e a outra, no segundo, às 8h.

O principal objetivo desse treinamento, que é específico para o setor de serventias, é sensibilizar a equipe quanto à necessidade e importância da participação de todos para a implementação, capacitação e manutenção dos diferentes requisitos normativos, legais e metodológicos na área de gestão da qualidade.

Por se tratar de um cartório, as normas apresentadas foram a ISO 9.001, voltada para empresas de qualquer segmento, e NBR 15.906, desenvolvida especificamente para as serventias. O tabelião, Anderson Teixeira Nogueira, estava presente e explicou aos colaboradores que o objetivo é focar na melhoria da gestão, dos processos e do atendimento final.

“Atingir a certificação de qualidade é o nosso objetivo. Mas, não apenas para falar que somos um cartório certificado, e sim para mostrar com clareza aos nossos clientes que essa certificação faz jus ao nosso atendimento, desde a recepção do serviço até a sua entrega. Com isso, mantemos a transparência e conquistamos cada vez mais a preferência desses clientes e dos novos que ainda vamos atender”, disse o tabelião.

No treinamento, os colaboradores aprenderam sobre gestão por processos, gestão estratégica, análise de riscos e oportunidades, além de conhecerem os requisitos das normas ISO 9.001 e da NBR 15.906 e os critérios do Prêmio de Qualidade Total (PQTA) – que premia cartórios brasileiros interessados em melhorar seus pontos fracos para participar da premiação.

“Vejo esses treinamentos como uma ótima iniciativa do tabelião. E, de fato, esse treinamento de sensibilização foi importante para nós, colaboradores, compreendermos que cada um de nós somos fundamentais nesse processo. Se cada um fizer a sua parte, com certeza, será fácil atingir o principal objetivo que é melhorar a qualidade do nosso atendimento”, disse Erica Catina de Souza Valli, colaboradora do setor administrativo.

A conscientização e o trabalho da equipe ainda não acabaram. A mesma empresa responsável pelo treinamento está analisando e identificando, em conjunto com o tabelião e seus substitutos, tudo o que precisa ser trabalhado dentro da serventia para montar uma estratégia com ações práticas de melhoria.